Blog

  • Home
  • Blog
  • SEDUH ADQUIRE TECNOLOGIAS DE ÚLTIMA GERAÇÃO PARA TRABALHOS DE GEORREFERENCIAMENTO
SEDUH ADQUIRE TECNOLOGIAS DE ÚLTIMA GERAÇÃO PARA TRABALHOS DE GEORREFERENCIAMENTO

SEDUH ADQUIRE TECNOLOGIAS DE ÚLTIMA GERAÇÃO PARA TRABALHOS DE GEORREFERENCIAMENTO

 

A fim de melhorar a coleta e produção de coordenadas geográficas, utilizadas na medição do tamanho exato de lotes e quadras, por exemplo, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) optou pela aquisição de uma nova antena e receptor de alto desempenho, que fazem parte da última geração em tecnologia de georreferenciamento.

A antena e o receptor, que visam o aprimoramento dos trabalhos de cartografia e topografia, integram a chamada Estação de Referência GNSS (Global Navigation Satellite Systems). Trata-se de uma base de monitoramento contínuo com informações fornecidas em tempo real, visto que há satélites sendo rastreados 24 horas por dia. A partir disso, os dados obtidos são atualizados diariamente na plataforma virtual, Geoportal, em que se pode ter acesso a mapas e outros serviços ao cidadão.

 

Conforme explica Litz Bainy, coordenadora do Sistema de Informação Territorial e Urbana da Seduh: “As coordenadas geográficas são as referências de posição que permitem a implantação ou localização com precisão de qualquer elemento físico, como lotes, ruas, edificações, rios etc. (…) Com essas coordenadas, também é possível subsidiar a produção de mapas, projetos urbanísticos, imagens e mais uma infinidade de utilidades, voltadas ao georreferenciamento.”

 

O diretor de Cartografia e Topografia da pasta do governo do Distrito Federal, Denilson Braga, também prevê a otimização dos trabalhos realizados pelos profissionais da área a partir das novas ferramentas.

“A Seduh está sendo inovadora nesse tipo de sistema no DF (…). Estamos disponibilizando equipamentos que oferecem dados precisos 24 horas por dia. Os profissionais que trabalham com topografia e cartografia terão dados mais confiáveis e de forma gratuita, o que facilitará muito na execução de trabalhos nas áreas de engenharia, urbanismo, cartografia e topografia. (…) Geralmente, os trabalhos executados em campo precisavam de algo em torno de quatro profissionais e um par de equipamentos GNSS, no mínimo, o que não será mais necessário”, explica o diretor. “(…) terão custo menor na compra de equipamentos e ainda vão ter dados confiáveis disponibilizados 24 horas por dia – o que melhora a qualidade de um todo para quem utiliza esse serviço no DF”, afirma Braga.

 

Os equipamentos, antena e receptor, foram adquiridos a partir de uma licitação pública, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb).

Até o momento, no Distrito Federal, somente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) utiliza uma estação com tecnologia similar. Contudo, estima-se que ainda no primeiro semestre de 2023 as novas ferramentas estejam disponíveis a todos os usuários do Geoportal.

 

 

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2023/04/11/governo-adquire-tecnologia-de-georreferenciamento-de-ultima-geracao/

Foto: Pexels

 

Voltar