ENTREGA DE PEÇAS DE GEORREFERENCIAMENTO PARA 127 FAMÍLIAS NO PIAUÍ
Nesta segunda-feira (17/10) o governo do estado do Piauí realizou a entrega de peças técnicas de georreferenciamento para 8 assentamentos localizados em 3 municípios, de Batalha, Pedro II e Piripiri. Com isso, aproximadamente 127 famílias estão sendo beneficiadas pelo projeto Refusa (Regularização Fundiária do Semiárido), parte do Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil, com cerca de 2 milhões de reais de investimento.
A partir do georreferenciamento desses imóveis rurais torna-se possível a identificação dessas propriedades, a coleta de coordenadas geográficas, dimensões e formato da área, permitindo que o titular da terra tenha um melhor aproveitamento do imóvel.
“Eu que fui sem-terra sei o que representa ter nosso espaço e ser dono dele. Usar essa propriedade no sentido de fazer melhorias, pegar empréstimos em bancos, agência de fomento, fazer um plano de produção maior. Agora eles poderão produzir para vender o excedente, além de garantir sua segurança alimentar que é a agricultura alimentar que faz isso, colocando alimentos saudáveis na mesa. Sem uso de agrotóxico”, comentou a governadora Regina Sousa.
“Aqui está o sonho de 17 jovens que em 2005 ousaram criar uma associação e através do programa de crédito fundiário pela linha Nossa Primeira Terra, fomos em busca do nosso próprio solo. Somos filhos de agricultores que tinham pouca área para trabalhar e nós trabalhamos para conseguir esse benefício para famílias da nossa região”, explicou a presidente da Associação Terra Ativa, Miscilene Cruz.
Durante a execução do projeto, será exposto ainda o diagnóstico socioeconômico de cada um dos assentamentos, objetivando-se entender a capacidade de cada família proprietária para os diversos projetos agrícolas, e a partir disso, facilitar o acesso a créditos bancários que venham contribuir com as produções.
–
Fonte: https://www.pi.gov.br/noticias/governo-entrega-pecas-de-georreferenciamento-do-programa-de-credito-fundiario-para-mais-de-100-familias/
Foto: Unsplash