GEORREFERENCIAMENTO NA PRODUÇÃO MUNDIAL DE ALIMENTOS
A senadora do PP do Tocantins, Kátia Abreu, após divulgação de informações pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura, referente à produção mundial de alimentos, sugeriu fortemente a criação da Política Nacional de Agricultura e Pecuária de Precisão.
Objetiva-se por meio dessa política a disponibilização de incentivos para pesquisas, parcerias entre órgãos públicos e privados, acesso a linhas de crédito para a aquisição de equipamentos do ramo, e ainda, a inserção de disciplinas voltadas à agricultura e pecuária de precisão nos cursos de ciências agrárias.
Isso deve-se, sobretudo, porque conforme informou a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura, a população mundial estimada para 2050 é de 10 bilhões de pessoas, e para suprir a demanda de alimentos, a produção mundial precisará ter um crescimento de 61%.
De acordo com a senadora Kátia Abreu, prevê-se que somente a partir da utilização de tecnologias específicas será possível atingir a produção esperada. Tratam-se de recursos de georreferenciamento, satélites, internet e informações transmitidas em tempo real. Dessa forma, a partir de dados sendo recebidos de um chip conectado à uma máquina agrícola, por exemplo, o histórico de aplicação e plantio é lido e as devidas correções são repassadas, caso tenham sido aplicados fertilizante, agroquímico ou água com falta ou em excesso. Possibilitando, desse modo, a otimização de todo o processo de produção alimentícia.
–
Fonte: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/08/25/cra-vai-analisar-criacao-de-politica-nacional-de-incentivo-a-agricultura-e-pecuaria-de-precisao
Foto: Pexels