Blog

  • Home
  • Blog
  • GEORREFERENCIAMENTO NA REDEFINIÇÃO DE ROTAS DA ZONA RURAL DE MANAUS
GEORREFERENCIAMENTO NA REDEFINIÇÃO DE ROTAS DA ZONA RURAL DE MANAUS

GEORREFERENCIAMENTO NA REDEFINIÇÃO DE ROTAS DA ZONA RURAL DE MANAUS

 

Rotas mais definidas estão sendo traçadas em meio ao mapa da zona rural de Manaus, até então predominante com o verde das florestas e com um número reduzido de estradas ao longo de 11.024 quilômetros quadrados, que representam 93% da área total da cidade. O projeto de redefinição e mapeamento de rotas de acesso visa identificar novas comunidades manauaras que estejam fora dos registros oficiais. Tal medida está sendo tomada com o intuito de que o projeto Atenção Primária à Saúde (APS) possa ser executado de forma mais eficiente, como iniciativa da prefeitura de Manaus. Com a execução dessa estratégia, torna-se possível levar assistência médica às comunidades isoladas, ofertando vacinas, realização de exames e a prestação dos demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O trabalho está sendo efetivado por equipes do Departamento de Distrito de Saúde Rural (Dedisar), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e recebeu o nome de “Projeto ADA” em virtude de ter sido iniciado no dia 9 de maio na região correspondente à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Ada Viana. A estratégia está sendo desenvolvida em conjunto com a Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde e Inteligência de Dados.

 

A fim de corroborar o projeto, tecnologias de georreferenciamento estão sendo utilizadas para auxiliar na identificação de igrejas, residências, fazendas, sítios e centros comunitários, o que também facilita o encontro de crianças, pessoas acamadas ou com outros problemas de saúde. A rota percorrida pelos agentes do projeto é registrada por esses sistemas de georreferenciamento, como o e-SUS Território, o Arcgis e o próprio Google Earth. Além disso, ao chegar nas comunidades até então isoladas, as equipes levam tablets e notebooks, e as informações coletadas offline são sincronizadas com os sistemas assim que os agentes estabelecem conexão com a internet novamente. “A grande inovação é que a gente tem a inserção tecnológica nesse cadastramento. Antes era tudo manual, demorava muito para que os dados fossem disponibilizados e as coordenadas geográficas não eram tão precisas. Agora, além de otimizar esse processo, estamos descobrindo novos ramais, vicinais e comunidades vivendo na região, e identificando esses locais” – explicou o chefe do Setor de Inteligência Geográfica do Dedisar, David Castro Lima.

 

A redefinição das rotas do território rural de Manaus por meio do Projeto ADA já teve início por quatro partes da BR-174: no km 41, km 67, km 83 e km 10. Em três meses de andamento, o projeto já registrou 2.833 casas, 25 igrejas e 2 escolas. 1.399 pessoas até agora foram listadas como vivendo de forma isolada nessas comunidades, sendo algumas pequenas, de 30 a 50 moradores, e outras maiores, de 150 a 200 integrantes nos grupos. A intenção é que a execução do georreferenciamento nessa estratégia seja contínua, possibilitando assim a constante atualização de informações e um melhor atendimento às necessidades básicas de saúde dessas populações.

 

 

Fonte: https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/acao-pioneira-da-prefeitura-redefine-territorio-rural-de-manaus-para-aprimorar-acoes-de-saude/

 

Voltar