NOVA FUNCIONALIDADE NO SIGEF AGILIZA PROCESSOS DE DESMEMBRAMENTO DE ÁREAS RURAIS
Como iniciativa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de desburocratizar processos de georreferenciamento com a oferta de soluções digitais, o Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) vem recebendo novas funcionalidades e melhorias que já foram notáveis em 2021. E agora, com uma nova função disponibilizada, o desmembramento de parcelas de imóveis rurais que são certificados no Incra já pode ser realizado por meio do sistema, com menos burocracia e menor tempo de espera.
O desmembramento de áreas é solicitado, por exemplo, no caso de compra e venda das terras ou de partilha entre herdeiros. O profissional credenciado, que está apto a realizar o georreferenciamento da área rural, insere no sistema Sigef os dados do terreno em questão, e, com isso, o próprio sistema já consegue fazer a conferência, gerar as novas parcelas e concluir o processo de forma imediata.
A novidade atende não somente aos profissionais credenciados, bem como aos proprietários de imóveis rurais, oficiais de cartórios e a órgãos governamentais que utilizam as informações do acervo fundiário nacional. Em 2013 e 2021, cerca de 180 mil dos pedidos em espera no Sigef se tratavam de solicitação de desmembramento de áreas certificadas. E agora, em 2022, com a nova funcionalidade, mais de 18 mil desses pedidos já foram registrados.
–
Fonte: https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/noticias/nova-funcionalidade-do-sigef-permite-desmembramento-automatizado-de-parcelas-de-imoveis-rurais
Foto: Freepik