Blog

  • Home
  • Blog
  • TECNOLOGIAS DE GEORREFERENCIAMENTO NO SISTEMA DE ANÁLISE DO CAR
TECNOLOGIAS DE GEORREFERENCIAMENTO NO SISTEMA DE ANÁLISE DO CAR

TECNOLOGIAS DE GEORREFERENCIAMENTO NO SISTEMA DE ANÁLISE DO CAR

 

O CAR (Cadastro Ambiental Rural) foi instituído em 2012 pelo Código Florestal Brasileiro com o objetivo de mapear os dados ambientais dos imóveis rurais de todo o território nacional.

Dessa forma, possibilita-se o monitoramento e combate ao desmatamento dessas regiões, o controle e planejamento de recuperação ambiental, bem como a implementação de práticas sustentáveis no setor do agronegócio.

 

Dada a sua importância, um sistema de análise do CAR foi desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro, em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Tal ferramenta, visando ser utilizada em parceria com todos os estados nacionais, pretende, por meio de tecnologias de georreferenciamento, conferir se as informações fornecidas na declaração do cadastro do imóvel rural estão de acordo com a real situação do território em questão.

Caso esteja tudo em conformidade, o proprietário do imóvel é informado que está consoante a lei. Mas caso haja alguma incompatibilidade, o módulo de análise dinamizada apontará e o proprietário terá a possibilidade de corrigir o cadastro ou de contestar os apontamentos, levando o cadastro a uma revisão – conforme explica a coordenadora de Assuntos Estratégicos da secretaria estadual de São Paulo, Maria Cristina Murgel. Vale ressaltar que os cadastros que estiverem de acordo com a lei poderão receber benefícios, como a facilidade no acesso ao crédito.

 

O estado de São Paulo já efetuou, até o presente momento, a análise de 67% dos cadastros processados entre novembro de 2021 e abril de 2022, sendo a totalidade de 406 mil propriedades rurais do estado listadas. Os outros 33% aguardam resolução judicial ou tratam-se de áreas de conservação, territórios indígenas ou justaposição com imóveis vizinhos. Apesar disso, considerando a solução total desses impasses, o estado de São Paulo planeja finalizar a análise de 100% das declarações fornecidas até o fim do mês de agosto (2022).

 

 

Fonte: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias-2022/sao-paulo-deve-finalizar-ate-o-fim-do-mes-100-das-analises-do-cadastro-ambiental-rural

 

Voltar