
TERRAS BRASILEIRAS AOS ESTRANGEIROS
Dos maiores países que existem no mundo, o Brasil é aquele que mais permite a compra de terras por estrangeiros, ainda que pessoa física, precisando apenas de uma autorização do INCRA ou do Congresso Nacional.
Temos vários casos de grandes empresas internacionais que fizeram compras de terras aqui em nosso país, como BP Bunge, Bioenergia, Bracell, BrasiAgro, Raízen e SLC Agrícola. Contudo, o limite máximo é de 25% das terras de uma cidade para esse tipo de uso. Esse limite se deve para a proteção da soberania do uso do território pelo próprio país.
O debate agora seria o aumento dessa porcentagem de terras que pode ser vendida aos estrangeiros, sendo um projeto de lei parado desde 2020.
A maioria desses grandes países, ou tem suas terras em total controle do Estado, como a China, ou tem restrição a certas nacionalidades consideradas hostis, como Rússia e Estados Unidos, e também em suas áreas de segurança, que são definidas pelo próprio país.
A principal questão aqui em nosso país seria na verdade econômica e de investimento, já que o Brasil é um país de boas relações internacionais. Entre todos os países de grande território, o Brasil é também o que possui as melhores condições para explorar a agropecuária e também aumentar a competitividade internas e externas. Portanto o agro em nosso país é considerado, na verdade, global.
FONTE: https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/economia-e-negocios/lei-de-terras-no-brasil-restringe-menos-estrangeiro-que-a-de-outros-pa%C3%ADses/ar-AA1xc1pn?ocid=BingNewsSerp
FOTO: CANVA