Blog

  • Home
  • Blog
  • TITULAÇÃO DO MAIOR ASSENTAMENTO EM MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE
TITULAÇÃO DO MAIOR ASSENTAMENTO EM MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE

TITULAÇÃO DO MAIOR ASSENTAMENTO EM MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE

 

No último mês, duzentas e seis famílias do assentamento Maísa, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, receberam os títulos de posse de suas propriedades. O assentamento é considerado o maior do estado, criado em 2004, com capacidade para mais de mil famílias, distribuídas ao longo de aproximadamente 20 mil hectares, os quais se dividem em dez agrovilas.

A titulação dos lotes, conforme o artigo 189 da Constituição Federal e a Lei nº 8.629/1993, traz segurança para as famílias proprietárias, as quais recebem acesso a financiamentos e ao beneficiamento de políticas governamentais voltadas à agricultura.

“Hoje meu sentimento é de gratidão e satisfação, sei que meus companheiros vão receber e sentir isso também. Tenho prazer em dizer que a Maísa é um pedaço meu” – comenta Danielle Queiroz de Oliveira, agricultora.

“Mais uma grande conquista, primeiro recebemos a casa do Incra e agora o documento comprovando que a terra é nossa”, compartilha Antônio Laire de Souza, morador do assentamento desde 2004.

Desde a criação do assentamento Maísa, vários agricultores da região vinham buscando a regularização e titulação das terras, como comenta também Maria do Socorro Lima do Nascimento Costa: “Várias pessoas merecem receber este título, eu sou uma delas. Todos aqui têm esperança e foram muitos esforços dos companheiros”.

Acerca do processo de regularização dos lotes, o Incra afirmou que até há pouco tempo o assentamento não atendia os critérios para a titulação. Para resolver o problema, foram realizados trabalhos de georreferenciamento e a posterior definição dos limites de cada propriedade.

O território do assentamento em questão não possuía registro em nome do Instituto devido a um processo judicial de desapropriação de terras não finalizado. Situação essa que foi resolvida por meio da publicação Lei 14.421, publicada em 20 de julho de 2022, a qual possibilitou à justiça a autorização da transferência de posse da área para o Incra.

 

 

Fonte: https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/noticias/maior-assentamento-do-rio-grande-do-norte-comeca-a-ser-titulado

Foto: Unsplash

 

Voltar